Portfólio LEMA III
Agora conheça a minha proposta de portfólio para a disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática III.
Apresentação da Disciplina
Olá!
Minha proposta de portfólio para a disciplina é montar um diário resumindo o que estamos vendo durante a semana, além de criar tópicos interessantes sobre o assunto.
Vem comigo nesse semestre para acompanhar o desenvolvimento da disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática III.
09/08/2021Primeira Semana de Aula
Olá!
Em nossa primeira aula de Lema III, houve a apresentação da disciplina. A Larissa Testolin Schmiescki dos Santos será a mestranda responsável por dividir a disciplina com a professora Daniela Stevanin Hoffmann.
Nessa primeira semana, como nossa atividade de presença, houve um questionário sobre as nossas condições de estudo. Também nos foi proposto a leitura de uma apostila com o título "Álgebra e Funções a Educação Básica", além de um artigo de título "Um estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico.
Também foi apresentada uma das propostas de avaliação da disciplina que é a criação de um Portfólio individual acerca do que será trabalhado em aula durante o semestre.
A partir de hoje irei compartilhar esta ideia, aqui, em meu site.
Sejam todos bem-vindos!
09/08/2021Segunda Semana
Nesta semana, nossa segunda semana de aula, discutimos sobre o que é álgebra na nossa concepção.
A professora fez uma apresentação rica de informações acerca do tema que será discutido durante esse semestre na cadeira de Laboratório de Ensino de Matemática 3, como você pode ver abaixo.
Nesta apresentação foi demonstrado a evolução da álgebra com o passar dos tempos, suas fases de expressão dentre outros tópicos interessantes. Foi um momento muito interessante de aprendizagem sobre o assunto.
Vimos exemplos interessantes sobre como a álgebra é vista em sala de aula, como tem sido trabalhada e debatemos sobre o assunto durante a apresentação da professora Daniela. Nos faz pensar em como podemos melhorar e diversificar o formato da apresentação de conteúdos em sala de aula.
16/08/2021Terceira Semana
Em nossa terceira semana de trabalho, nos foi apresentado o que é a Base Nacional Comum Curricular. Uma imagem interessante que tirei desta apresentação é a que está abaixo, indicando quais são as competências gerais da BNCC.
Além dessa introdução, nos foi apresentada a Álgebra dentro da BNCC. Esta unidade temática tem como finalidade o desenvolvimento do pensamento
algébrico, essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão,
representação e análise de relações quantitativas de grandezas e de situações e
estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos. Para esse desenvolvimento, é necessário que os alunos identifiquem regularidades e
padrões de sequências numéricas e não numéricas, estabeleçam leis matemáticas
que expressem a relação de interdependência entre grandezas em diferentes
contextos, bem como criar, interpretar e transitar entre as diversas
representações gráficas e simbólicas, para resolver problemas por meio de
equações e inequações, com compreensão dos procedimentos utilizados.
Fontes:
BNCC
FIORENTINI, D.; MIORIM, M. Â.; MIGUEL, A.. A contribuição para repensar... a educação algébrica elementar. Pro-posições, v. 4, n. 1, p. 78-91, 1993.
A Imagem da Terceira Semana
Vejam só a nuvem de palavras da formada a partir dos textos sobre a Matemática na Base Nacional Comum Curricular - BNCC.
Que essas palavras fiquem em vossas mentes a fim de fazer vossos pensamentos voarem longe, até essa nuvem, e que toquem vossos corações trazendo o amor na hora de ensinar ao próximo, assim como sempre me toca. Não é atoa que decidi ser professora.
Que essa linda ciência traga muitas coisas boas a quem desejar trilhar esse belo caminho.
23/08/2021Matemática...
Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. A matemática estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.
Fonte: Portal do FNDE
Vocês irão notar que aparecerão posts "soltos" de pesquisas aleatórias que, quando estudo, acho interessante e gosto de poder compartilhar certos fragmentos com quem gostar de me acompanhar por aqui.
28/08/2021Quarta Semana
Nesta semana assistimos o seguimento da apresentação sobre a Álgebra. Vimos sobre os principais erros em Álgebra na escola básica.
Também vimos uma citação de LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. - 3. ed. – Campinas,
SP: Autores Associados, 2012. (Coleção formação de
professores), na apresentação, que deve ser recordada.
A partir dessa apresentação, nos foi mostradas imagens sobre alguns pontos importantes em relação a BNCC, como a balança de dois pratos tratando do equilíbrio.
Também foi comentado que desenvolveremos trabalhos com a balança digital no decorrer do curso.
Pretendo trabalhar com os materiais durante o mês seguinte para poder trazer minhas percepções sobre o que estamos vendo. Vocês verão em mais um dos meus posts aleatórios, me aguardem!
30/08/2021Quinta Semana
E nesta quinta semana de aula, é véspera de uma data tão especial: nosso 7 de Setembro. Não houve aula síncrona mas nos foi deixado nosso desenvolvimento da semana.
No decorrer dessa semana faremos leituras de textos indicados pela nossa professora Daniela em nosso e-aula. Olhe só na imagem abaixo nossas leituras da semana:
E você: sabe o que se comemora em 7 de setembro? Não!!!
O Dia da Independência é um feriado nacional do Brasil celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822. Veja mais clicando aqui.
Nos transcorrer do semestre eu irei postando aqui as relações com os materiais que estarei trabalhando e textos sugeridos pela professora Daniela.
06/09/2021Ser professor...
10/09/2021Sexta Semana
Elaborar e resolver problemas...
Hoje contamos com uma bela apresentação sobre o assunto.
Qual seria o papel do professor na hora de elaborar e resolver o problemas em sala de aula? Devemos, como tal, fazer uma investigação com de acordo com a necessidade do seu aluno em sala de aula. Devemos ver o que pode interessar esses alunos e trabalhar com assuntos relacionados, trazendo trabalhos que instiguem o aluno a buscar o resultado. Devemos sempre pensar em como motivar os alunos a buscar as soluções dos problemas propostos em sala de aula, sempre buscando um equilíbrio nas ideias propostas.
A grande importância que a BNCC trás para nós é que possamos interagir com os alunos, não só propondo problemas quaisquer, mas fazer com que haja relação entre todos os âmbitos da vida escolar e o dia-a-dia.
O professor precisa entender o que é ou não um problema para o aluno, nunca se esqueça disso!
E como o professor deve fazer isso? Através de um trabalho aprimorado em cima de muito estudo. Interessante é sempre o professor se manter atualizado em áreas diversas para poder conciliar o aprendizado e aplicar isso em sala de aula.
Vimos exemplos interessantes de problemas de matemática em sala de aula e como eles podem ser montados, como os problemas das figurinhas, como na figura abaixo onde trata de 2 formas diferentes um mesmo problema, no qual pode haver diferentes formas de resolução.
13/09/2021Sexta Semana - Parte II
Seguindo a apresentação...
Foi iniciada discussão sobre Investigação Matemática.
Foram tratados alguns conceitos, dos quais destaco o seguinte postado na apresentação deste dia:
O conceito de investigação matemática, como atividade de ensino-aprendizagem, ajuda a trazer para a sala de aula o espírito da atividade matemática genuína, constituindo, por isso, uma poderosa metáfora educativa. (PONTE, BROCARDO, OLIVEIRA, 2015, p. 11, 13, 16, 17).
(PONTE, BROCARDO, OLIVEIRA, 2015, p. 21)
Me chamou a atenção o conceito dado acima. A análise do quadro é importante para que possamos aplicar no ensino de álgebra em sala de aula. O professor está em uma eterna aprendizagem, na saga de sempre ter possibilidades diferentes de nos reinventarmos e podermos passar isso no ensino.
Para finalizar ficou a seguinte imagem:
(BOAVIDA, 2016, p. 12)
Você já havia parado para pensar que todos os números primos terminam em 1, 3, 7 e 9?
Você já pensou em permitir que seus alunos possam dar suas respostas sobre assuntos como esse? Fica a dica! Eu já me permiti sabia: tanto como aluna quanto como professora. Isso é muito importante para ambos, inclusive pensando que sempre devemos ouvir o que o aluno entendeu para poder auxiliar na compreensão do estudo.
13/09/2021Sétima Semana
"Foi o 20 de Setembro o precursor da liberdade"
Nesta data tão especial para nós gaúchos, comemoramos a Revolução Farroupilha. Devido a isso, em nosso estado (o Rio Grande do Sul), não haverá aula por ser feriado.
Devido a esse detalhe, a professora Daniela nos propôs o seguinte:
Em breve irei postar explanações acerca do Algeplan e do Bagual aqui em um post extra para vocês.
Ficou curioso sobre a data? Então...
Se você deseja saber mais sobre a Revolução Farroupilha clique aqui, e se você quiser saber mais sobre o Hino clique aqui.
20/09/2021Oitava Semana
Começamos nossa oitava semana com uma apresentação de vídeo do Porta dos Fundos.
Depois da apresentação do vídeo, passamos o período restante debatendo acerca da avaliação do portfólio de apresentação da disciplina. Foi uma aula para tirarmos dúvidas sobre o portfólio e foi debatido sobre as datas das avaliações, onde ficou tratado que haveria uma votação sobre como preferiríamos que fosse feita tal avaliação. A votação foi através do sistema e-aula.
27/09/2021Nona Semana
Nesta semana houve o seminário com uma convidada externa que é professora da rede municipal de educação de Pelotas. Aiana Silveira Bilhalva é licenciada em Matemática e Pedagogia e mestre em Educação Matemática (PPGEMAT/UFPel).
Devido a problemas com internet no momento da apresentação, não pude assistir de forma completa o seminário. Então, na próxima semana, retornarei com mais detalhes sobre isso.
04/10/2021