A Tabuada surgiu na Grécia antiga onde eram usadas tábuas de pedra ou argila para realizar cálculos. Estas eram utilizadas para realizar transações comerciais de formas mais rápidas. A tabuada como conhecemos hoje foi criada pelo filósofo e matemático grego Pitágoras.
Mas afinal, qual a importância do aprendizado ou memorização da tabuada nos dias de hoje?
Assim como em qualquer outro cenário, a memorização de eventos e métodos diminuem a tensão sobre a memória, haja visto que sabendo a tabuada pode-se prestar atenção no desenvolvimento dos problemas e no raciocínio lógico.
A base do conhecimento matemático tem uma sequência: o conhecimento das técnicas que deverão ser desenvolvidas para a resolução do problema, a memorização de procedimentos comuns e de uso sucessivo e o conhecimento declarativo.
Nenhuma dessas etapas devem ser desprezadas.
A memorização da tabuada é essencial para a realização de cálculos mentais. Dessa forma, a memorização serve de base para às aprendizagens subsequentes.
Para ajudar você ou seu filho no aprendizado da tabuada da multiplicação, preparei um arquivo que pode ser baixado e impresso. Aconselho a fixar em seu local de estudos (ou proximidades) para que a memorização ocorra de forma involuntária e automática no decorrer da realização de exercícios.
Se preferir baixar em PDF em alta qualidade, clique aqui.
Se você ou seu filho estiver com problemas em Matemática entre em contato comigo que terei o maior prazer em ajudar.
Referências:
Aproveite e ganhe um desconto exclusivo de 50% na sua primeira aula particular. Tire aquela dúvida que você sempre teve ou monte um plano de estudos personalizado e otimize os seus resultados.