Você não conhece o PAVE da UFPel – Universidade Federal de Pelotas? Não sabe como funcionam as provas? Quer algumas dicas para arrasar na prova de Matemática? Então continue lendo este artigo que eu vou te ajudar em todas as suas dúvidas.
O Programa de Avaliação da Vida Escolar – PAVE da UFPel é uma modalidade alternativa de ingresso para os cursos de graduação.
Diferente do vestibular que normalmente é realizado pelos alunos ao finalizar o Ensino Médio, o PAVE ocorre em três etapas ao longo de todo Ensino Médio, ou seja, são três etapas e em cada etapa é cobrado justamente aquilo que o aluno aprendeu no decorrer do atual ano letivo.
Os objetivos do programa são:
Se você não conhecia sobre essa modalidade de ingresso para a UFPel, é provável que esteja com algumas dúvidas.
Para participar da 1ª Etapa do PAVE, os estudantes devem estar regularmente matriculados, no ano de realização da prova, em escola pública ou privada de acordo com as seguintes situações:
Para participar da a 2ª Etapa do PAVE, os estudantes devem estar regularmente matriculados, no ano de realização da prova, em escola pública ou privada de acordo com as seguintes situações:
Para participar da a 3ª Etapa do PAVE, os estudantes devem estar regularmente matriculados, no ano de realização da prova, em escola pública ou privada de acordo com as seguintes situações:
Qualquer estudante do Brasil (dentro das condições do item anterior) pode se inscrever no PAVE. Porém, as provas são aplicadas somente na cidade de Pelotas.
A partir de 2017, a fixação do número de vagas para o PAVE passou para até 20% do total disponível em cada curso oferecido pela UFPel (cerca de 800) . As cotas para estudantes de escolas públicas, são divididas em 8 grupos, que tem renda, etnia e deficiência como condições para concorrer às vagas. Em 2021, 90% (noventa por cento) das vagas ficam reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em Instituições Públicas de Ensino, para ingresso em cada um dos cursos da UFPel (em conformidade com a Resolução Nº 06/2018-CONSUN).
Quando o estudante reprova na escola, ele deve repetir também a etapa do PAVE. Mas para isso, é necessário, antes de realizar a inscrição, fazer o pedido de MIGRAÇÃO. Leia mais abaixo sobre os pedidos de Migração.
Sim, desde que realize no mínimo 2 das etapas e uma delas seja a terceira, que é obrigatório. Porém, para isso, é necessário realizar, antes da inscrição, o pedido de PARTICIPAÇÃO, explicado mais abaixo.
Estas e outras perguntas você encontra no site do programa.
Como dito anteriormente, o PAVE ocorre em três etapas, uma para cada ano do Ensino Médio.
Se você ficou interessado nessa modalidade de ingresso e gostaria de saber mais sobre o conteúdo de matemática que é cobrado no PAVE, então me chame que juntos iremos montar um cronograma de estudos para você alcançar a sua aprovação.
Aproveite e ganhe um desconto exclusivo de 50% na sua primeira aula particular. Tire aquela dúvida que você sempre teve ou monte um plano de estudos personalizado e otimize os seus resultados.